Escolhendo pelos melhores os planos odontológicos SP
Hoje em dia, a contratação de um dos planos odontológicos SP se tornou essencial para as pessoas que se preocupam com a saúde bucal e não deixam de lado o cuidado ideal com a cavidade interna da boca. Nesse caso, vale destacar que há diversas opções de planos disponíveis para que o cliente consiga escolher o modelo que apresente o custo-benefício mais atraente.
Segundo a última pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia, existem 307 mil dentistas no Brasil. De tal número, diversos estão credenciados aos planos odontológicos SP, que possibilita diversos benefícios aos beneficiados.
Por conta disso, a contratação de um dos planos odontológicos SP é fundamental para quem se preocupa com a saúde bucal e quer cuidar adequadamente dessa região. Dessa forma, há várias opções de planos odontológicos SP disponíveis para que o cliente possa optar pelo modelo que possua o melhor custo-benefício para ele, como o convênio odontológico individual, empresarial, familiar e coletivo por adesão.
Os tipos de planos odontológicos SP disponíveis
Ainda que tenha uma quantidade grande de dentistas no país, não são todas as pessoas que acreditam ser necessário procurá-los no tempo recomendado, que é de, pelo menos, duas vezes por ano. Isso ocorre porque o preço das consultas e tratamentos em clínicas particulares pode ser muito elevado, então os planos odontológicos SP fornece como uma opção com um custo-benefício bem chamativo para o cliente.
Porém, ainda assim, os planos odontológicos SP têm ficado bastante popular ao longo dos últimos anos, já que se tornou mais acessível financeiramente. Com isso, o beneficiado tem acesso a muitas vantagens, dentre elas a maior comodidade e facilidade para marcar exames e consultas, diagnosticar e tratar problemas ou doenças bucais, além de conseguir também preveni-las com a ajuda de equipes altamente capacitadas. Nesse contexto, podem ser escolhidas as seguintes modalidades de planos odontológicos SP:
- Plano odontológico familiar: com o objetivo de cuidar da saúde bucal de toda a família, vale a pena contratar o plano odontológico familiar, porque é possível incluir os filhos, o casal e até mesmo os pais e as mães das pessoas que vão contratar o plano. Essa é uma opção indicada para quem deseja incluir os membros da família num plano odontológico. Por outro lado, para que se torne viável financeiramente, é necessário analisar o perfil dos possíveis dependentes, como idade, estilo de vida e doenças pré-existentes. Todas essas características tanto podem baratear quanto aumentar o preço mensal do plano odontológico familiar, então vale a pena analisar essa opção com cuidado;
- Plano odontológico coletivo por adesão: nessa modalidade, os beneficiados costumam ser sindicatos e associações de determinadas profissões. Por isso, a modalidade do plano leva em conta as características do grupo como um todo e não dos indivíduos;
- Plano odontológico individual: esse tipo de convênio permite ao sujeito realizar diferentes tipos de procedimentos que estão cobertos no convênio. O plano odontológico individual é recomendado para quem não deseja incluir outras pessoas e não tem um convênio da empresa. No entanto, ele costuma ser um dos tipos de convênios mais caros;
- Plano odontológico empresarial: sendo contratado por uma empresa pública ou privada, esse tipo de plano se revela bastante econômico e pode ser descontado diretamente na folha de pagamento, que pode ser adquirida por empresas de pequeno, médio e grande porte. Com isso, o beneficiado não tem nenhum contato com boletos ou burocracias, já que a própria empresa ou alguma empresa terceirizada se encarrega da responsabilidade.
Tratamentos que estão disponibilizados nos planos odontológicos SP
Nos dias de hoje, dados mostram que mais de 25 milhões de pessoas no Brasil já contam com algum tipo de plano odontológico. Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), esse número pode saltar para 50 milhões nos próximos cinco anos. Isso mostra, portanto, que as pessoas, cada vez mais, vão procurar por tratamento em clínicas que atendam os planos odontológicos SP aos quais contrataram.
Em tal contexto, por mais que a cobertura de cada plano possa variar muito de acordo com a modalidade selecionada pelo cliente, a maioria dos planos odontológicos SP msotra a cobertura dos principais procedimentos na área da odontologia, como:
- Periodontia: conhecida como tratamento de gengiva, a periodontite tem como objetivo desinflamar a região gengival. Nesse caso, o dentista costuma realizar a limpeza nos dentes, eliminando tártaros e placas bacterianas. Quando o paciente conta com uma gengiva bastante inflamada, o profissional pode também receitar antibióticos e anti-inflamatórios;
- Profilaxia: na limpeza dental, o objetivo é remover as placas bacterianas, invisíveis a olho nu, e as placas bacterianas calcificadas, que são chamadas de tártaro e, com isso, evita o aparecimento de problemas ou doenças bucais mais graves;
- Endodontia: conhecida como tratamento de canal, a endodontia promove a limpeza no interior do dente cuja cárie alcançou a raiz. Esse tratamento é feito ao inserir limas, que são agulhas bem finas, no dente para remover a polpa infectada, fazendo também a limpeza e descontaminação na região;
- Tratamento de mau hálito: com o objetivo de tratar a halitose, o dentista procura realizar um diagnóstico do paciente, baseando-se nos hábitos e histórico de doenças. Também podem ser solicitados exames clínicos para descobrir se existem doenças na cavidade oral ou pouco fluxo de saliva. Depois de concluir o diagnóstico, o profissional decide qual será o melhor tratamento para o caso, pois não existe um padrão para a realização do tratamento de mau hálito.
Os planos odontológicos SP e a cobertura mínima
Como se tem conhecimento, a cobertura de cada plano muda de acordo com a modalidade escolhida pelo cliente. No entanto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) exige uma lista mínima de procedimentos em que todos os convênios necessitam disponibilizar para os seus clientes, em que estão incluídos os procedimentos de nível baixo. Nesse caso, existem a aplicação de flúor, retirada de tártaro, primeira consulta para a avaliação, profilaxia (limpeza), restauração e tratamento de cáries.
No caso dos procedimentos considerados nível médio, existem suturas, colagem de fragmentos, curativos e periodontia (tratamento e cirurgia da gengiva). Já nos procedimentos considerados nível alto, estão incluídas a biópsia, exodontia (remoção dos dentes), cirurgias de pequeno porte e endodontia (tratamento de canal).
Por último, os planos odontológicos SP contam com as radiografias, como a radiografia periapical (exame de coroas, raízes e ossos dos dentes), radiografia oclusal (serve para acompanhar o nascimento e crescimento do dente) e radiografia bite-wing (serve para verificar o alinhamento entre as arcadas dentárias).
Gengiva escura e suas causas
Hoje em dia, cerca de 70% das pessoas que buscam um consultório odontológico possuem uma doença bucal que está relacionada à gengiva, como a gengivite e a periodontite. Se ambas não forem tratadas e cuidadas, o paciente pode desenvolver o enfraquecimento dos dentes, possivelmente ocasionando uma perda parcial ou total dos dentes.
Ainda que diversas pessoas pensem que a saúde bucal envolve apenas os dentes, vale destacar as gengivas também fazem parte dessa região e merecem ser cuidadas de forma adequada. Afinal, caso não seja devidamente higienizada, essa área pode desenvolver certos problemas ou doenças bucais, porém a gengiva preta não é uma delas. Ainda que seja confundida com um problema de saúde, a gengiva escura não tem interferência na saúde bucal do paciente.
O aparecimento da gengiva preta está ligado a diferentes fatores. Para saber exatamente a causa, torna-se necessário marcar uma consulta com um dentista pelos planos odontológicos SP, para que assim ele realize uma avaliação geral, diagnóstico e possível tratamento para o caso. Na grande maioria das vezes, a gengiva preta está relacionada às seguintes causas:
- Implantação acidental de amálgama, que é voltada para as restaurações dentárias, cuja utilização está em desuso atualmente;
- Melanoma, caracterizado como um tumor raro que afeta a cavidade oral, representando somente 0,5% das ocorrências de tumores malignos da região bucal;
- Trauma dental, como a queda;
- Infecção, como a gengivite (inflamação da gengiva) e periodontite (inflamação severa da gengiva);
- Uso do medicamento antimalárico, que evita ou cura a malária;
- Hábitos como ingestão de alguns alimentos, consumo de cigarro e goma de mascar;
- Uso do medicamento ciclofosfamida, utilizado no tratamento do câncer.
Tratando da gengiva escura pelos planos odontológicos SP
Especialistas recomendam que a produção excessiva de melanina por conta aos melanócitos (produtores do pigmento melanina) podem ocasionar manchas escuras e irregulares. Essas manchas são mais comuns em pessoas negras ou asiáticos, interferindo somente na estética e não na saúde delas. Para quem se incomoda com a gengiva preta, existem alguns tratamentos pelos planos odontológicos SP que podem ser aderidos.
No caso da pigmentação causada pela melanina, o paciente pode fazer um peeling de gengiva, promovendo um clareamento das manchas. Nesse caso, o dentista faz uma raspagem na camada mais superficial da gengiva, já que a melanina encontra-se presente nas células epiteliais que existem nas camadas superficiais gengivais.
Certas pessoas conseguem adquirir resultados muito satisfatórios logo depois as primeiras sessões. Nesse sentido, a necessidade de repigmentação é apontada pelo dentista conveniado pelos planos odontológicos SP, que analisa o caso do paciente e pode repetir o processo a longo prazo até conseguir o resultado final esperado.
De qualquer maneira, caso a gengiva escura seja um problema para o paciente, torna-se necessário marcar uma consulta com um profissional altamente qualificado, para que assim ele realize o tratamento de forma adequada. Em tal caso, o recomendado é um dentista especializado em periodontia (tratamento de gengiva), que pode ser encontrado pelos planos odontológicos SP, pois ele é o mais qualificado na área. Afinal de contas, o paciente pode estar com uma inflamação gengival, necessitando assim realizar uma limpeza geral na área, removendo placas bacterianas e tártaros, a fim de devolver a saúde bucal de qualidade ao paciente.
As causas da mancha branca presente na gengiva
A mancha branca na gengiva pode significar diversas coisas, como formação defeituosa do esmalte, excesso de flúor ou até mesmo cárie. Nesse caso, o dente com cárie revela que houve a desmineralização (perda de mineral) no esmalte. Por conta disso, é importante evitar o surgimento dessa doença bucal, realizar higienização bucal adequada e evitar alimentos açucarados ou com bastante carboidratos são passos essenciais. Com isso, é necessário cuidar da mancha branca na gengiva.
É importante destacar que a mancha branca na gengiva pode aparecer ao longo da vida, desde a infância até a fase idosa, e é necessário tratá-las no dentista logo no estágio inicial. Caso seja constatada de maneira ágil, ainda é possível realizar a remineralização e recuperar a cor natural do dente e da gengiva branca.
Como já foi mencionado, a mancha branca na gengiva pode aparecer por vários motivos distintos, então é necessário marcar uma consulta com um dentista pelos planos odontológicos SP para que ele possa avaliar o caso. De modo geral, o seu surgimento se dá pelos seguintes motivos:
- Higienização bucal incorreta;
- Inflamação na gengiva;
- Anemia;
- Outras doenças.
Tratando as manchas brancas com os planos odontológicos SP
É importante destacar que a má higienização bucal diária pode resultar em diferentes problemas ou doenças, dentre eles a gengivite. Tal doença periodontal é uma inflamação na gengiva que provoca dor na região, mau hálito e surgimento de tons avermelhados e escuros na gengiva. Por se tratar de um problema bucal delicado, é importante que o indivíduo não tente curá-lo em casa, pois é necessário o acompanhamento de um dentista em situações como essa.
No caso da mancha branca na gengiva ocasionada por inflamação na região, é importante explicar o que é a doença periodontal. A gengivite é uma doença bucal que se caracteriza pela inflamação da gengiva, que é o estágio inicial da doença periodontal. Os sintomas desse problema podem ser variados, mas deve-se procurar rapidamente um dentista pelos planos odontológicos SP ao sentir algum dos seus sinais, porque se não for tratado pode desenvolver a periodontite, considerada uma inflamação ainda mais grave da gengiva.
Dessa maneira, com o objetivo de tratar a gengivite, somente um profissional qualificado pode desinflamar a gengiva e devolver a saúde bucal do paciente. Para isso, em primeiro lugar o dentista pelos planos odontológicos SP fará o diagnóstico da gengivite a partir de uma análise bucal minuciosa, além de questionário com o paciente para saber sobre os sintomas, hábitos diários e histórico de doenças e, possivelmente, o profissional solicita uma bateria de exames para comprovar a doença.
Depois de comprovar a existência da gengivite, o profissional vai realizar a profilaxia, que é a limpeza completa dos dentes. Nesse procedimento, ele vai eliminar as placas bacterianas invisíveis a olho nu, os tártaros e as cáries. É certo que esse procedimento é suficiente para o tratamento da inflamação da gengiva em estágio inicial. Mas, o profissional também pode recomendar o uso de antibióticos para o tratamento, tais como a cefalexina, flanax, clindamicina, amoxicilina, clordox. Dessa forma, o paciente consegue recuperar a qualidade ideal da cavidade interna bucal, sem prejudicar diretamente o seu dia a dia.
Retração gengival e seus sintomas
A retração gengival é um problema da boca que se caracteriza pelo deslocamento da gengiva, causando a exposição excessiva do dente. Para corrigi-la, existem algumas alternativas, como o enxerto gengival. Nesse caso, o dentista pode realizar a cirurgia de enxerto gengival pediculado, o livre ou o de tecido conjuntivo, mas a escolha depende muito do caso do paciente.
O deslocamento da posição da gengiva pode acarretar muitos outros problemas ou doenças bucais como cáries, hipersensibilidade, danificação e perda do dente. Conforme os anos vão passando, é normal que a retração gengival se torne ainda mais evidente e agrave a situação, por isso deve ser tratada quanto antes no consultório odontológico.
Mas antes de realizar a cirurgia da gengiva, é preciso avaliar e diagnosticar se o paciente realmente tem a retração gengival. Caso seja constatada a presença de tal doença, geralmente é possível identificar os seguintes sintomas no paciente:
- Sangramento na hora de escovar os dentes ou passar fio dental;
- Hipersensibilidade;
- Dor de dente;
- Tártaro;
- Exposição da raiz do dente;
- Mau hálito.
Como cuidar da retração gengival
Para que o paciente fique com a gengiva na posição certa, ele tem a opção de fazer a cirurgia da gengiva retraída pelos planos odontológicos SP. Em tal caso, o objetivo do profissional é cobrir a raiz exposta do dente a partir do reposicionamento gengival ou do enxerto de gengiva.
Com o enxerto gengival, o dentista tira um pedaço de gengiva de um local e reposiciona-o no dente onde aconteceu a exposição da raiz. Tal modalidade de cirurgia da gengiva é mais utilizada em casos de retração extensa. Já no reposicionamento gengival, o dentista descola, puxa e reposiciona a gengiva que estava retraída. Por ser um procedimento mais simples, esse tipo de cirurgia é indicada para os casos de retração menos extensa.
Por se tratar de um dos tipos de cirurgia da gengiva mais utilizados, mostra-se importante destacar a cirurgia de enxerto gengival pediculado. Esse tipo de procedimento realizado pelos planos odontológicos SP é o mais aconselhado para os pacientes que precisam cobrir uma pequena área da gengiva, já que o tecido que tampa a raiz está localizado no dente ao lado.
Na cirurgia de enxerto gengival pediculado, o dentista faz algumas incisões com o objetivo de puxar a gengiva por meio de movimentos rotatórios. Dessa maneira, o profissional consegue recobrir a área que anteriormente estava com a raiz exposta e reposiciona a gengiva do modo correto. Com isso, é finalizado o procedimento e o paciente já sai do consultório com a gengiva no lugar ideal.
De qualquer maneira, é importante destacar que é possível prevenir a gengiva retraída. Para isso, é necessário que o paciente siga as recomendações do dentista para ter uma saúde bucal de qualidade. Escovar os dentes de forma adequada depois das refeições, evitar alimentos muito açucarados, utilizar antisséptico bucal principalmente à noite e marcar visita ao consultório odontológico ao menos duas vezes ao ano são alguns dos passos mais indicados para evitar problemas e doenças bucais em geral.
Outras cirurgias gengivais disponíveis pelos planos odontológicos SP
A saúde bucal depende da qualidade dos seus componentes, que são as gengivas, a língua e os dentes. Nesse contexto, é necessário ter atenção especial à área gengival, que pode contrair doenças periodontais. Elas são infecções bacterianas graves que podem prejudicar a estrutura dos dentes e o tecido da gengiva, precisando dessa forma realizar a cirurgia gengival.
A doença periodontal é capaz de atingir um ou mais dentes, causando vermelhidão e inchaço. É importante destacar que estima-se que 80% dos adultos tenham alguma modalidade de tal doença. E, em diversos casos, torna-se necessário fazer a cirurgia gengival por meio dos planos odontológicos SP.
Aliás, a periodontia é o ramo da odontologia que trata da região gengival. Em tal sentido, é possível fazer três diferentes tipos de cirurgia gengival pelos planos odontológicos SP, como a gengivectomia. Nesse caso, o objetivo de tal procedimento é retirar o excesso de tecido gengival e promover uma melhora na limpeza dos dentes. Para fazer a operação, é necessário aplicar uma anestesia local na gengiva.
Existe também a gengivoplastia. Com a meta de remodelar o tecido gengival saudável adjacente aos dentes, melhorando assim a sua aparência, recomenda-se fazer a gengivoplastia. Caso o paciente mostre retração gengival (afastamento da gengiva em relação ao dente), pode ser realizada a operação. Fora isso, pode ser feito também um enxerto, procedimento em que ocorre a retirada do tecido do palato, costurando-o no local onde aconteceu a retração, em que a operação já foi explicada anteriormente.
Outra opção de cirurgia de gengiva realizada pelos planos odontológicos SP é o retalho gengival. Se o paciente apresenta bolsas periodontais com mais de 5 milímetros de extensão, é necessário reduzi-las por meio dessa operação. Em tal sentido, grande parte das pessoas com periodontite deve passar por esse procedimento, no qual o profissional corta o tecido gengival com o objetivo de separá-lo do dente, realizando uma limpeza geral na região. Após, com a utilização de um aparelho ultrassônico e de forma manual, o dentista remove o tártaro, a placa e película que fica abaixo das bolsas.
Dessa maneira, ao contratar um dos melhores planos odontológicos SP, torna-se possível tratar de forma adequada da região bucal, priorizando todos os componentes dela, como as gengivas e os dentes. Assim, a qualidade da cavidade interna da boca é elevada e o beneficiado pode, inclusive, notar melhora na qualidade de vida, já que o funcionamento da boca reflete no funcionamento de outros itens como a respiração, mastigação e fala. Dessa maneira, vale a pena aderir a um dos planos odontológicos SP.