Plano odontológico que cobre prótese dentaria: por que contratar esse benefício?
A ausência de um ou mais dentes afeta a estética e a saúde bucal, e quando não tratada da maneira correta, pode desencadear outros problemas no organismo humano. Essa perda pode ocorrer devido a doenças, acidentes, traumas e até mesmo pela má higiene prolongada.
Muitas pessoas se desesperam ao se deparar com esse tipo de problema, o qual pode atingir qualquer faixa etária, e já pensam no alto investimento que será necessário para ter um sorriso completo de volta. Mas, muita calma nessa hora! A boa notícia é: se você está em busca de solução para a perda dentária, você pode contratar um plano odontológico que cobre prótese dentaria. Um ótimo custo-benefício, que irá oferecer uma assistência completa antes, durante e após o tratamento.
Como funciona um plano odontológico que cobre prótese dentaria
Uma avaliação é realizada pelo plano odontológico que cobre prótese dentaria para verificar o estado bucal do paciente e a saúde dos demais dentes. A partir disso, o dentista junto ao profissional protético (responsável por reconstruir e repor os dentes) irá indicar a opção de prótese que se encaixa perfeitamente para o caso. Existem diversas opções como fixas, móveis, convencionais, imediatas e totais parciais. Apesar de serem artificiais, elas possuem aparência natural e passam despercebidas. Conheça um pouco mais sobre elas:
- Próteses total: popularmente conhecida como a dentadura, ela é confeccionada pelo plano odontológico que cobre prótese dentaria com base na anatomia bucal do paciente. Pode ser retirada da boca e sua principal indicação é para pacientes totalmente desprovidos de todos os dentes originais;
- Prótese parcial fixa: neste caso, o plano odontológico que cobre prótese dentaria verifica se o paciente tem pelo menos um ou mais dentes, para que sirvam de apoio para a prótese;
- Prótese parcial móvel: popularmente conhecida como ponte móvel ou coroa, é uma opção prática para higienização por ser removível. Ela é fixada por um grampo de metal e pode ser aplicada em casos em que há um grande intervalo entre os dentes naturais;
- Prótese total fixa: quando indicada pelo plano odontológico que cobre prótese dentaria, normalmente é preciso recorrer a um implante dentário para que haja um suporte para o encaixe da prótese.
Como as próteses dentárias funcionam?
Um adulto possui 32 dentes. São eles: incisivos, caninos, pré-molares e sisos. Cada um deles tem papel fundamental dentro da boca, por isso, sua ausência pode afetar diversas funções do nosso corpo, principalmente ao mastigar, onde os alimentos devem ser bem triturados para resultar numa boa digestão. Sendo assim, o plano odontológico que cobre prótese dentaria são fundamentais, pois, elas assumem o papel dos dentes perdidos e ajudam a manter o bom desempenho da mastigação, respiração, dicção, função articular e estética do rosto.
Além disso, elas protegem a gengiva, uma vez que sem os dentes elas tornam-se mais sensíveis às inflamações e podem ser machucadas por alimentos e durante a escovação. Outro benefício do plano odontológico que cobre prótese dentaria é a prevenção do deslocamento e desalinhamento dentário, uma vez que quando encontram espaço, encarregam-se de preenchê-lo. Com tantas vantagens para quem precisa, não perca tempo e priorize sua saúde contratando um plano odontológico que cobre prótese dentaria.