Plano odontológico que cobre aparelho e manutenção: é possível encontrar?
Provavelmente você conhece alguém que sofre com algum problema de mastigação causado pela falta de organização e alinhamento dos dentes. Talvez até mesmo você tenha o objetivo de ter um sorriso mais estético por meio do aparelho. Diferentemente dos convênios tradicionais, o plano odontológico que cobre aparelho e manutenção oferece total assistência para instalação e manutenção de aparelho, corrigindo toda a arcada dentária e deixando o beneficiário com um sorriso lindo e saudável.
Normalmente, a maioria dos convênios cobre o rol mínimo estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ou seja, elas oferecem apenas o básico como exames preventivos, limpeza, restaurações, raspagem de tártaro e aplicações de flúor. Os aparelhos fixos fazem parte dos procedimentos estéticos, assim como os clareamentos, implantes e próteses. Por isso, na hora de procurar um plano odontológico que cobre aparelho e manutenção, você deve estar atento aos serviços oferecidos pela operadora.
Conheça as vantagens de um plano odontológico que cobre aparelho e manutenção
Primeiramente, é importante você entender o que a ortodontia é uma especialidade odontológica que cuida da correção de ossos maxilares e alinhamento dos dentes que se formam de forma inadequada. O aparelho é colocado pelo dentista com o objetivo de proporcionar a melhora da aparência do sorriso e funcionamento dos dentes. Isso porque dentes tortos ou mal encaixados dificultam a limpeza, a mastigação e até mesmo a fala.
Outro benefício para quem busca um plano odontológico que cobre aparelho e manutenção é o tratamento de problemas respiratórios, de deglutição e apinhamento dos dentes, com os conhecidos dentes encavalados. Através de um diagnóstico médico, você pode investigar se tem alguns, desses problemas ou se apenas tem o desejo de ter um sorriso mais alinhado e esteticamente bonito. Resumindo, os benefícios do plano odontológico que cobre aparelho e manutenção são:
- Alinhamento do sorriso;
- Correção da mordida e mastigação;
- Melhora na higienização e fala;
- Tratamento de problemas respiratórios e de deglutição;
- Elevação da autoestima e bem-estar.
Etapas do tratamento
O primeiro passo é consultar a rede credenciada do plano odontológico que cobre aparelho e manutenção e agendar com um dentista próximo a você. Ele fará uma avaliação inicial através de exames, radiografias e fotografias para que seja feita a montagem de gesso e molde da arcada dentária. Feito esse processo, é hora de definir o tipo de aparelho que será instalado (fixo ou móvel). A etapa final se dá com a manutenção mensal.
Em média o tratamento pelo plano odontológico que cobre aparelho e manutenção dura dois anos, mas pode variar de pessoa para pessoa e complexidade do grau de oclusão dentária (encaixe entre os dentes e os maxilares). O plano odontológico que cobre aparelho e manutenção recomenda que o paciente sempre tenha um cuidado impecável com a higiene, escovando os dentes após cada refeição e utilizando o fio dental entre os dentes para evitar o acúmulo de restos de comida.
Dica extra: para contratar um plano odontológico que cobre aparelho e manutenção, pesquise as operadoras que oferecem o serviço mais completo. Isso porque alguns convênios ortodônticos podem oferecer apenas a instalação do aparelho, mas não a manutenção.