Crianças precisam de plano odontológico infantil?
A maioria dos pais sabe que os cuidados com a higiene bucal deve começar já na primeira infância, antes mesmo dos primeiros dentinhos despontarem. Mas será que elas precisam de um convênio dentário tão cedo? Sim, pois, a higiene bucal é necessária não só para manter a saúde da gengiva dos bebês e garantir a saúde das dentições futuras, como também para ajudar a criar e manter o hábito de cuidar dos dentes da forma adequada. Nesse cenário, o plano odontológico infantil é um grande aliado, já que possibilita a prevenção e o tratamento de diversos males sem pesar no bolso.
Benefícios de um plano odontológico infantil
Quando a higiene começa logo nos primeiros dias da criança, os benefícios podem se estender por toda a sua vida adulta, traduzidos em dentes e gengivas fortes e saudáveis. O ideal é começar fazendo a limpeza da gengiva a partir da primeira ou segunda semana da criança nascida, com uma gaze bem limpinha e leve embebida em água filtrada e fervida, retirando suavemente qualquer resíduo de leite.
Quando o primeiro dentinho nascer, o cuidado deve continuar, podendo ser usada também uma fralda de pano ou uma escova de dentes bem macia e até trocar para um creme dental adequado para a idade inclusive em relação à quantidade. De acordo com os especialistas do plano odontológico infantil, para crianças de até três anos, a quantidade de pasta de dente deve corresponder ao tamanho de um grão de arroz cru. Com o plano odontológico infantil fica muito mais fácil acabar com qualquer cárie antes mesmo que ela comece a causar os primeiros transtornos, além de ser muito econômico.
Por que contratar um plano odontológico infantil?
A palavra de ordem no plano odontológico infantil é a prevenção. Quanto mais cedo começar, melhor. Os especialistas defendem que o bebê deve receber cuidados rotineiros de higienização da gengiva a partir do terceiro mês. Já por volta dos seis meses, quando o primeiro dente de leite começa a despontar, os cuidados envolvem técnicas para o alívio do desconforto na gengiva.
Imagine acontecer um problema com os dentinhos do seu filho e você não ter a quem recorrer na hora de emergência. Ou se ele precisar arrancar os dentes de leite, ou iniciar um tratamento. A cada uma dessas consultas, de emergência ou não, você poderá gastar um valor alto, que pode ser poupado se o seu filho tiver um plano odontológico infantil. Confira algumas vantagens que o plano odontológico oferece para o seu filho:
- Conscientização sobre saúde bucal para as crianças;
- Mais economia;
- Assistência na hora de uma emergência;
- Profissionais especializados;
- Consultórios preparados para as crianças;
- Mais tranquilidade para você.
Outro ponto fundamental é a higienização com escova de dente. Esse hábito deve começar logo ao nascer do primeiro dentinho. Fique atento, pois, assim como indicado para os adultos, as visitas dos pequenos ao consultório dentista também devem ser feitas a cada seis meses. Por motivos financeiros, essa visita pode ser adiada. Mas com o valor acessível do plano odontológico infantil, os pais não precisam mais se preocupar. Não deixe seu filho sem esse cuidado.