Como ter um sorriso alinhado pelo plano odontológico aparelho
Muito mais que corrigir a posição dos dentes para fins estéticos, os aparelhos ortodônticos por meio do plano odontológico aparelho pode ter a importante função de melhorar a mastigação, a fala, a qualidade da respiração, entre outras. O objetivo desse dispositivo é prevenir, interceptar ou corrigir o mau posicionamento dos dentes e das estruturas ósseas da face, promovendo um equilíbrio dental e/ou facial. O ortodontista é o profissional que determinará o tipo de aparelho mais indicado para promover o tratamento que resultará na melhoria estética e funcional.
Conheça as categorias de aparelho do plano odontológico aparelho
Existem dois tipos de aparelhos a serem utilizados pelo plano odontológico aparelho, o fixo e o removível, e a escolha depende do problema a ser corrigido. O mais comum é o aparelho fixo, que é constituído de bandas, fios e bráquetes.
Com ele, os dentes são “puxados” aos poucos para a direção correta e, como a retirada pelo paciente não é possível, os resultados são mais eficientes. Conheça cinco categorias comuns cobertas pelo plano odontológico aparelho:
- Preventivos: a finalidade é evitar a chamada má-oclusão, a falta de encaixe perfeito entre as arcadas dentárias, que prejudica o desenvolvimento dos dentes. Para isso, trabalha-se na remoção de hábitos como chupar o dedo ou a colocação anormal da língua entre os dentes;
- Interceptativos: a intenção do dentista do plano odontológico aparelho é interromper processos da má-oclusão, com o objetivo de evitar problemas mais acentuados e eliminar as causas do problema;
- Corretivos: nesse caso, a má-oclusão já está estabelecida e o propósito é tratá-la com o auxílio de aparelhos mais complexos;
- Pré-protéticos: Tem como foco movimentar alguns dentes e assim possibilitar a confecção de próteses e implantes;
- Orto-cirúrgicos: problemas mais sérios de má-oclusão associados à alteração na base óssea são tratados nesta categoria, unindo a ortodontia aos procedimentos cirúrgicos nos ossos da face.
Importância do aparelho móvel pelo plano odontológico aparelho
Já no caso dos aparelhos removíveis ou móveis pelo plano odontológico aparelho, existem aqueles com finalidade preventiva/interceptativa, tendo seu uso em crianças de até 12 anos, quando a ideia é guiar os dentes ou ossos para a posição correta durante o crescimento facial. E também existem os aparelhos com finalidade de conter os resultados dos tratamentos em si, o que denominamos contenção ortodôntica.
Pessoas de todas as idades podem usar aparelhos ortodônticos. Não existe uma idade mínima para que o tratamento seja iniciado. Recomenda-se que os pais procurem um ortodontista pelo plano odontológico aparelho a partir do início da dentição decídua (isto é, dos dentes de leite). A duração do tratamento dependerá da severidade do problema, da idade, da resposta do paciente e dos seus cuidados.
Vale lembrar que somente a avaliação de um profissional poderá dizer se há ou não necessidade de utilização. Ele solicitará exames auxiliares como a documentação ortodôntica (radiografias, fotografias e modelos), pois, somente assim terá condições de realizar o diagnóstico correto e elaborar o plano terapêutico adequado. Por meio de um plano odontológico aparelho, os usuários conseguem economizar com uma mensalidade que não pesa no bolso além de usufruir de diversos outros procedimentos de rotina. Invista no seu sorriso!