Dicas para escolher o seu plano de saúde com odontologia
Atualmente, o plano de saúde com odontologia já faz parte da lista de prioridades das famílias brasileiras. São mais de 22 milhões de usuários que escolheram priorizar a prevenção da saúde do corpo e bucal para toda a família. Isso porque procurar por um dentista apenas em casos de urgência pode doer no bolso, ainda mais se for um caso grave. Mas por onde começar a procurar por um plano de saúde com odontologia de qualidade? Para ter todos os seus direitos assegurados, a operadora do plano odontológico deve estar devidamente registrada na Agência Nacional de Saúde (ANS). Ela quem regulamenta todos os procedimentos obrigatórios que devem estar presentes em todo plano de saúde com odontologia. Geralmente, estão incluídos serviços como::
- Limpeza;
- Aplicação de flúor;
- Tratamento das gengivas e cáries;
- Raspagem de tártaro;
- Extração e restauração;
- Tratamento de canal, hemorragias e pequenas cirurgias;
- Orientação médica.
Coberturas extras do plano de saúde com odontologia
Geralmente ficam de fora do plano de saúde com odontologia básico os tratamentos mais complexos e estéticos, que necessitam de próteses, uso de aparelhos ortodônticos, ou de clareamento. Mesmo assim, existem planos com cobertura mais completas, que são específicos para essas necessidades. A mensalidade de um plano de saúde com odontologia mais abrangente tem um valor acima da média, mas ainda assim acaba compensando em relação aos serviços de forma particular.
A primeira dica na hora de contratar um plano de saúde com odontologia é conferir se a empresa tem registro na ANS, pois é ela que permite que a operadora esteja apta a funcionar de forma regular. Sendo assim, conferir esse ponto na internet antes de assinar o contrato é fundamental. Aproveite, também, para pesquisar sobre a reputação da empresa em site de reclamação e de defesa do consumidor.
Outro ponto é em relação a rede credenciada, que também é uma das vantagens de se ter um plano de saúde com odontologia. Nela, você pode contar com diversos profissionais dentistas com especialidades diversas bem próximos a você e sua família. Vale a pena se informar se a operadora do convênio trabalha apenas no município ou de forma nacional, pois nunca se sabe se vai precisar do convênio em alguma viagem, por exemplo.
Por fim, verifique o período de carência para começar a usar o plano de saúde com odontologia, que varia de 24 horas para atendimento de urgência até 180 dias, dependendo do procedimento e complexidade do serviço. É importante ter essa informação de forma clara na hora de assinar um contrato, pois alguns planos têm carência zero de acordo com a forma de pagamento.
Outras vantagens
Contratar um plano de saúde com odontologia também diminui um problema bastante comum, que é o medo de ir ao dentista. Com o convênio, os beneficiários realizam consultas e graças ao relacionamento desenvolvido com o mesmo profissional, essa sensação vai diminuindo até desaparecer. Isso sem contar na prevenção de problemas dentários mais graves, que podem ser tratados mais facilmente quando identificados rapidamente. E lembre-se: o melhor plano de saúde com odontologia para você e sua família deve oferecer ótimos serviços, com um preço que caiba em seu orçamento.